15 Jul Fundo Ambiental
Projeto
Fundo Ambiental
Projeto MAIS FLORESTA ANSUB (N.º 03/C08-i05.02/2023-C022)
ENQUADRAMENTO
O projeto MAIS FLORESTA ANSUB (N.º 03/C08-i05.02/2023-C022; REFORÇO DE ATUAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE PRODUTORES FLORESTAIS DE ÂMBITO REGIONAL, SUPRAMUNICIPAL, MUNICIPAL OU LOCAL OU DE NATUREZA COMPLEMENTAR), financiado pelo Fundo Ambiental a 100%, num valor de 87.300 euros, pretende reforçar a capacidade de atuação da ANSUB através do aumento de recursos técnicos qualificados, do número de novos sócios e da sua área de gestão coletiva. Por outro lado, pretende-se aumentar o conhecimento sobre as pragas florestais existentes no território, pelo que se irá realizar uma monitorização de parcelas de floresta, identificadas no âmbito do Programa Nacional de Prospeção de Pragas, com os procedimentos definidos pelo ICNF. Também serão monitorizadas parcelas florestais com o intuito de identificar a Xylella fastidiosa, conforme a metodologia definida pela DGAV.
METAS
– Contratação de um técnico especialista em ciências naturais, que irá desenvolver as atividades do projeto, bem como apoiar o corpo técnico existente do desenvolvimento de outras atividades da associação, tais como: Planos Gestão Florestal, Planos Operacionais Gestão Florestal, realização de amostras da qualidade da cortiça e ações de sensibilização florestal;
– Divulgação da associação e angariar novos sócios;
– Monitorização da rede de parcelas florestais previstas no Programa Nacional de Monitorização de Pragas Florestais:
a) Observação/deteção da presença de sinais e sintomas de pragas
b) Monitorização com recurso a amostragem de Xylella fastidiosa, nos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines, Ferreira do Alentejo e Viana do Alentejo.
Durante as ações de monitorização, especial foco será dado as seguintes pragas e doenças:
SOBREIRO | cobrilha da cortiça, plátipo, limantria;
PINHEIRO BRAVO | nemátodo da madeira do pinheiro e escolitídeos, processionária do pinheiro;
PINHEIRO MANSO | escolitídeos, lagarta da pinha, sugador da pinha, gorgulho da pinha;
AZINHEIRA | plátipo;
EUCALIPTO| Broca do eucalipto; Gorgulho do eucalipto;
No total, são planeadas 441 ações de monitorização no Alentejo Litoral e Central.
COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO
Durante o desenvolvimento do projeto serão utilizados vários meios de divulgação de resultados:
– realização de um relatório anual do projeto que será enviado aos sócios;
– publicação de notícias sobre o andamento dos trabalhos na página de Facebook das associação;
– organização de uma reunião com produtores florestais, aberta ao público com a apresentação dos resultados.
Data de início: 10-04-2024 Data de Fim: 31-12-2025
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Projecto MAIS E MELHOR FLORESTA ANSUB (n.º06/C08-i05.02/2024-C078)
ENQUADRAMENTO
O Projecto MAIS E MELHOR FLORESTA ANSUB (n.º 06/C08-i05.02/2024 – C078), financiado pelo Fundo Ambiental a 100%, no valor de 40.640,00€, pretende reforçar a capacidade de actuação da ANSUB através do reforço da sua capacitação dos recursos técnicos qualificados, aumentando a capacidade de prestação de serviços aos seus associados, favorecendo uma gestão florestal da região mais profissional. Por outro lado, vem dar um contributo para potenciar os serviços de natureza pública que os territórios florestais prestam, reforçando a proximidade junto dos produtores florestais da região e promover a implementação das reformas e investimentos florestais.
METAS
Contratação de um técnico especialista em comunicação para do corpo técnico existente e desenvolvimento da actividade da associação, nomeadamente na divulgação da associação, angariação de novos sócios e de novas prestações de serviços.
Realização de 8 campanhas de sensibilização e informação destinadas ao sector agro-florestal e população em geral, durante 32 horas.
Data de início: 05-08-2024 Data de Fim: 31-12-2025